Por Coletivo Design

Assim como a moda, a decoração também segue tendências, cores e padrões que mudam constantemente. Porém algumas peças deram tão certo, marcaram tão positivamente uma época, que acabaram se tornando atemporais, e possuir um móvel que tenha características de alguma época se tornou algo como ter um “pretinho básico” dentro do guarda-roupas.

Originais ou releituras inspiradas em móveis de época, algumas peças de mobiliário resistem ao teste do tempo e acabam se tornando um ótimo investimento na hora de decorar, pois combinam com qualquer estilo de decoração, e ainda ajudam a imprimir personalidade aos ambientes.

Para te ajudar a entender a linguagem destes mobiliários atemporais, separamos alguns elementos e móveis de época marcantes:

Estilo Luis XV x Luis XVI

Luis XV foi um rei da França no período conhecido como Rococó, e os móveis criados nesta época tinham algumas características: quase não possuíam linhas retas, inspirados nas curvas femininas, pernas curvas tipo “cabriolê”.

Luis XVI, seu sucessor no período conhecido como Neoclássico, seguiu um movimento contrário, inclusive no mobiliário, onde encontramos: harmonia das linhas curvas com as linhas retas, pernas retas tipo “pontalete), gosto por formas geometrizadas como medalhões, por exemplo.

 

Dificilmente encontramos móveis de época tão remotas em bom estado e acessíveis, porém podemos observar elementos destes dois estilos em vários móveis atuais.

Cômoda Bombê

Tipo de cômoda graciosa que tem grande procura até hoje, criada dentro do estilo Luis XV, na França.

Chippandale

Thomas Chippandale foi um marceneiro inglês, que por volta de 1751 fez história no mobiliário ao misturar características dos estilos como o rococó, o gótico e o clássico. Elementos como pernas “cabriolê”, madeira maciça (mogno), detalhes nos entalhes imitando pés de alguns animais são algumas dicas para definir o estilo “chippandale”.

Alguns móveis de decoração incrivelmente bem concebidos resistem às mudanças de tendências e estilos. Estas peças clássicas do design têm a assinatura de alguns famosos designers, como Charles Eames, Mies van der Rohe, Eero Saarinen, Marcel Breuer, Arne Jacobsen e Le Corbusier.

Arne Jacobsen

Arquiteto e designer Dinamarquês

Ant Chair (1951/1952)

 

Series 7 Chair (1955)

 

Swan (1957/1958)

 

Egg Chair (1957/1958)

Charles and Ray Eames

Casal de designers norte americanos, atuaram juntos em diversas áreas ao mesmo tempo como arquitetura, design gráfico, artes, cinema.

Cadeira DSW

Cadeira DSW, foi a primeira cadeira de plástico de fabricação industrial lançada em meados do século 20.

Cadeira DAW

Cadeira DAW é uma variação da famosa coleção de cadeiras de plástico moldado. Estas cadeiras são populares desde 1948.

Cadeira RAR

 

LCW – lounge chair wood (1915/1916)

 

La Chaise (1918)

 

 

Eames Longe Chair (1956)

 

Mesa Elíptica (1951)

Harry Bertoia

Harry Bertoia foi um designer de móveis, jóias, artista gráfico, escultor e arquiteto, que ganhou notoriedade em meados do século XX.

Mies Van der Rohe

Arquiteto alemão naturalizado americano, famoso por sua filosofia “menos é mais”.

Cadeira Barcelona

 

Cadeira BRNO

 

Cadeira MR

Eero Saarinen

Arquiteto e designer Finlandês, também proeminente em meados do século XX.

Cadeira Tulipa sem braços (1955/1956)

Escola Bauhaus

Escola fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, em Weimar, Alemanha. Mais tarde foi para outra cidade: Dessau. A ideia inicial era criar uma escola de arquitetura, artesanato e academia de artes (pintura, escultura e desenho industrial, cerâmica, tecelagem, marcenaria).

Em 1932 mudou-se para Berlim, porém perseguida pelo governo nazista, é fechada em 1933.

Teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitetura no ocidente, revolucionou o design moderno.

Atualmente existe o museu Bauhaus em Tel AViv, Israel. Maior espólio da arquitetura Bauhaus- patrimônio mundial em 2003.

Coletivo Design

[email protected]

Facebook.com/coletivo.dsgn

@ColetivoDesign41

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *