A vida em poucos metros já é uma tendência, principalmente nas cidades grandes. Apartamentos pequenos, studios e lofts estão cada vez mais comuns e quando o espaço é limitado, cada centímetro vale ouro e precisa ser muito bem aproveitado. Você que mora ou está de mudança para esses apartamentos não pode perder essas dicas para otimizar e criar ambientes versáteis.

1. Prefira móveis pequenos

Colocar móveis muito grandes em um espaço pequeno é um dos primeiros erros. Conscientizar-se é a solução, afinal existem tantas opções minimalistas que, com certeza, se encaixam perfeitamente no seu apartamento.

A mesa de jantar, por exemplo, acaba gerando algumas dúvidas, porque todos querem ter espaço para receber a família e os amigos. Mas nessa hora é preciso pensar que na grande maioria do tempo você não vai ter visitas, então é mais prático escolher uma mesa menor. E naqueles dias em que for receber alguém, deixe a opção de usar o balcão ou bancada da cozinha. Você vai ver como vale a pena!

2. Mobiliário multiuso

Nos studios nem sempre é possível ter todos os ambientes que você deseja. Já pensou em investir em móveis que mudam de uso conforme a sua necessidade? O sofá cama é um bom exemplo de versatilidade, já que pode ser usado para as suas maratonas de séries e também para os dias em que aquela amiga querida vai te visitar.

3. Evite paredes e barreiras visuais

Para não ter a impressão de que o seu apartamento é ainda menor, evite dividir os ambientes com paredes. Quanto mais aberto e integrado ele for, maior vai ser a sensação de espaço. A sala de jantar e a cozinha unidas, por exemplo, ficam uma graça e muito funcional tanto para o dia a dia, quanto para receber os amigos. Outra dica é escolher móveis baixos e estantes vazadas para separar os ambientes, pois não criam barreiras visuais.

4. Espelhos

Todo mundo já sabe que ter espelho em casa ajuda a dar um efeito de ambiente maior, o problema é que muitas pessoas ainda têm medo de usar. É claro que encher a casa de espelhos não é muito agradável, mas escolher alguns lugares específicos para colocá-los fica muito charmoso. Sala de jantar, de televisão e quarto combinam muito bem com esse item de decoração. E o legal é que você pode escolher o estilo e o tamanho: redondo, retangular, parede inteira de espelhos ou apoiado no chão. Tire as neuras da cabeça, você vai ver que diferença vai fazer no seu apto.

5. Iluminação natural

Vocês também acham que iluminação é tudo? Em ambientes pequenos então, faz toda a diferença. A melhor opção é a luz natural, então invista em grandes janelas. Já imaginou que aconchegante ler o seu livro preferido tendo o sol como companhia? Mas se essa não for uma opção, capriche na iluminação artificial.

Viu como é fácil criar ambientes modernos e versáteis em apartamentos pequenos? Aproveite para colocar em prática todas as nossas dicas e deixar o seu lar muito mais prático, charmoso e aconchegante.

Fonte: Cláudia, Vila Bacana, Casa Vogue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *